Notícias

Home     Notícias

Golpe de Mestre

20/08/2014

Golpe de Mestre: A nutrição nas Artes Marciais

Tradição milenar nos países orientais e com grande número de adeptos nos países ocidentais, as Artes Marciais trazem como beneficio ao praticante o fortalecimento muscular, melhoria no funcionamento cardiovascular, aumento da coordenação motora, da consciência corporal, autocontrole, resistência física e imunológica, além de promover mudança no estilo de vida e trabalhar a disciplina, colaborando positivamente também para a manutenção do peso corporal, disposição e alívio do estresse diário. Parece ótimo? e é mesmo!

Como em toda modalidade esportiva, precisamos traçar um plano para atingirmos nossos objetivos, seja para o aumento da força muscular, emagrecimento, apenas como atividade física/exercício ou no caso de atletas, pensando na melhoria do desempenho para as competições. Para tudo isso, precisamos considerar um treinamento específico, que envolve com certeza uma alimentação adequada.

Nas artes marciais a explosão, agilidade e força são características da modalidade, portanto, envolve controle de peso (as categorias para competição normalmente são definidas por faixa de peso), boa forma física, recuperação rápida, articulações fortes e resistentes, condicionamento cardiovascular – pulmonar e boa condição de hidratação. Sem esses pré-requisitos básicos, o praticante corre o sério risco de sofrer lesões ou ver seu desempenho decair.

É importante considerar a fase do seu treinamento ou fase de adaptação, conforme o calendário de competições, além do estilo de vida, os objetivos do treinamento com relação ao desempenho, a demanda energética do treino (que varia de acordo com a faixa etária), diferença de sexo, adaptação ao exercício e metabolismo basal (aquele essencial para a manutenção dos seus órgãos vitais).

Com esses dados em mãos é necessário elaborar um planejamento alimentar individualizado que tem maiores chances de dar certo para que você atinja os objetivos esperados, além de uma avaliação nutricional criteriosa para identificar possíveis carências e vícios alimentares prejudiciais.

Na prática observo que a maioria dos praticantes de Artes Marciais, não necessitam de suplementação extra e atingem seus objetivos apenas “ajustando” a sua alimentação, que geralmente está desalinhada, entretanto no caso de atletas, tem sido cada vez mais comum recorrer à suplementação calórica e de micronutrientes devido à rotina exaustiva, o tempo de treino e competições frequentes.

A alimentação variada em legumes, verduras, frutas, laticínios, cereais, carnes e leguminosas oferece a variedade de nutrientes necessária a manutenção do corpo e promove a saúde é deve ser a base para qualquer conduta nutricional.

Se você é praticante de Artes Marciais e precisa melhorar a sua alimentação, dê um Keri age * (Caratê), Ap tchagui* (Tae kwon do) ou mesmo um Dteh* (Muay thai) nos maus hábitos alimentares e busque um alimentação saudável, balanceada e adequada à sua rotina e estilo de vida, proporcionando mais consciência e responsabilidade ao ato de alimentar-se pensando em desempenho sim, mas em saúde primeiro. Sempre!

 *São nomes de golpes que caracterizam os ‘chutes’ nessas três modalidades.

Nutr. Grasiela Marchiori Bandini
Estado: São Paulo
contato@grasielamarchiori.com
www.grasielamarchiori.com

WeltNovidades

(19) 3648.8683    (19) 99704.9060
Av. Paschoal Ardito, 634 - São Manoel
13472-130, Americana - São Paulo